Geneticista brasileira é pioneira de bioinformática

Bióloga Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos coordena equipe do Laboratório Nacional de Computação Científica, que identificou variante P.2 do Sars-CoV-2 com o auxílio de um supercomputador. 

Com o uso de um dos supercomputadores brasileiros, localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o qual tem sido utilizado, desde 2020, para o combate à pandemia de Covid-19, a bióloga identificou, em dezembro de 2020, uma nova variante do coronavírus.

Ana trabalha no laboratório há aproximadamente 40 anos, desde quando a internet não havia chegado ao país e as bases de bancos de genoma chegavam do exterior ao país através de disquetes.

Antes de ser aplicado para o combate a pandemia, o supercomputador Santos Dumont já foi usado para estudar outros tipos de vírus, relacionados com a dengue e a zika. Ele é utilizado por toda a comunidade científica brasileira além do segmento da bioinformática.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banco Central da China declara ilegal transações de criptomoedas

O Banco Central da China decidiu nesta sexta-feira (24) que todas as transações financeiras com criptomoedas são ilegais, o que…

Anonymous Hackeia Fib Bank e Declara Guerra Contra Bolsonaro

O grupo hacker anonymous se tornou o assunto mais comentado das redes sociais após uma de suas células hackearem o…

Tesouro Direto Vítima de Ransomware

O Ministério da Economia divulgou, nesse sábado (14), que teve suasecretaria interna do Tesouro Nacional infectada por um ransomware, um…

FAÇA UM

TESTE GRÁTIS

QUALIDADE SEMPRE É O SEU E O NOSSO OBJETIVO