O AirCar, incrível automóvel que consegue se transformar de carro esportivo para aeronave com um botão, voou por 35 minutos, saindo do aeroporto de Nitra ao de Bratislava, na Eslováquia.
O professor Stefan Klein, inventor do carro-avião híbrido equipado com um motor BMW e funcional através de gasolina comum, disse que o veículo poderia voar cerca de mil km a uma altura de 2,5 mil metros, além de já ter rodado 40 horas no ar até agora, suportando até duas pessoas com o limite de peso combinado de 200kg e atingindo a velocidade de cruzeiro de 170km/h.
Diferente dos drones, que decolam e pousam verticalmente, este carro se assemelha muito a um avião por necessitar de uma pista de aterrissagem e decolagem para realização das suas atividades.
A empresa Klein Vision, produtora do Air Car, vê nas soluções de carros voadores um mercado muito próspero, pois com eles é capaz de superarmos o problema de mobilidade dos transportes atualmente. Além disso, para o desenvolvimento, a empresa disse que levou cerca de 2 anos e custou “menos de 2 milhões de euros”.
Confira como foi o voo: