Vários cientistas relataram dificuldades para acessar o currículo Lattes e outros sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão é uma das principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes.
Alguns rumores de que a plataforma não possuía Backup inflamou a discussão nas redes, mas o CNPq informou que havia backup e seu sistema será restaurado, foi afirmado que a causa do problema já foi identificada e que as providências estão sendo tomadas.
Dentre todos os sistemas afetados, sem sombra de dúvidas, o mais comentado é sobre a Plataforma Lattes, que reúne toda a trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros. Professores e estudantes cadastram as informações sobre produções acadêmicas, pesquisas, artigos, bolsas e muitos outros detalhes.
Vale lembrar que, por estarmos no meio do ano, muitas instituições abrem as seleções de novos estudantes de pós-graduação e geralmente são avaliados os currículos Lattes dos candidatos.
Mas o currículo não é o único sistema a sair do ar. A Plataforma Carlos Chagas, que reúne informações de grupos de pesquisa e bolsistas do CNPq, também está indisponível. Há outros sistemas internos do CNPq que parecem ter sido atingidos, mas ainda não há confirmação oficial desse fato.